00%
Carregando...

Bancada de cozinha: Porcelanato ou Pedra Natural?

keyboard_arrow_down

Se você está planejando a sua cozinha ou pensando em reformá-la, é provável que esta dúvida já tenha surgido. Mas afinal, qual é a melhor opção?

As pedras naturais são sinônimo de elegância e beleza, no entanto, com novas tecnologias e materiais surgindo, pinta aquela dúvida: o porcelanato é uma boa opção para a bancada da cozinha?

Resistência

O porcelanato não é necessariamente uma peça frágil, mas sua resistência pode variar dependendo da qualidade, da espessura e do tipo específico de porcelanato utilizado.

Mas, em caso de bancadas de cozinha, normalmente é necessário fazer um corte em 45º na peça para fazer a junta, para proporcionar um melhor acabamento. Ocorre que, não importa a qualidade, qualquer quina em 45º pode ser danificada com muita facilidade e o reparo não proporciona um resultado perfeito.

Já as pedras naturais como granito, o mármore e o quartzo são geralmente conhecidas por sua durabilidade e resistência.

O granito é menos suscetível a danos por impacto e calor. O mármore, por outro lado, é mais poroso e pode ser mais suscetível a manchas e danos por ácidos. O quartzo é menos poroso do que o mármore, tornando-o mais resistente a manchas e fácil de limpar.

No caso das pedras naturais, normalmente, suas quinas são chanfradas ou arredondadas o que diminui o risco de danos.

Custo

Os custos podem variar muito de uma região para outra, mas a economia, na maioria dos casos se torna aquele “barato que sai caro”. Um bom porcelanato não é barato como se pensa.

As pedras naturais, também pode ter o custo variando muito de uma região para outra, assim como, em alguns casos, podem ter o custo mais elevado que um porcelanato, entretanto, elas são mais resistentes a longo prazo, proporcionando economia no futuro por meio da redução das despesas de manutenção e substituição.

Mão-de-obra

A instalação de bancadas em porcelanato requer uma mão de obra muito especializada devido à necessidade de cortes precisos, nivelamento cuidadoso, colagem adequada e acabamento detalhado, e encontrar essa mão de obra não é tarefa fácil.

Quando se trata de pedras naturais, a mão de obra também precisa ser especializada, mas há mais oferta destes profissionais no mercado, o que torna tudo mais fácil na hora de encontrar um bom profissional.

E o que eu indico para os meus clientes?

Eu costumo sempre dizer que, existem diversos pontos para economizar em uma obra, mas o revestimento da bancada da cozinha não é uma delas. Por isso, no meus projetos dou preferência para as pedras naturais, que podem exigir um investimento mais alto inicialmente, mas a longo prazo trazem economia devido a sua resistência e durabilidade.

Sendo mais específica…

Costumo utilizar com mais frequência o granito e o quartzo. No entanto, é importante lembrar que o quartzo geralmente tem um custo mais elevado, por isso, busco sempre adaptar essas escolhas às necessidades individuais de cada projeto, considerando orçamento, estética e durabilidade para criar espaços funcionais e atraentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *